Escolhidos finalistas do Concurso Montepio Acredita Portugal

  • April 11, 2017

Depois de fazer o pitch perante um painel de júris, foram escolhidos os finalistas entre os 150 projetos que participaram na Avaliação dos Semifinalistas que decorreu no passado dia 8 de abril.

Os empreendedores reuniram-se na sede da Microsoft em Lisboa no passado sábado, onde foram avaliados cerca de 150 ideias de negócio em 6 salas com temáticas distintas. Os projetos com as melhores pontuações dadas pelo júri foram selecionados para integrar no Programa de Pré-Aceleração da Acredita Portugal. Aqui, os empreendedores irão entrar em contacto com mentores e especialistas num programa com a duração de 1 mês.

Os projetos selecionados estão divididos em 7 categorias.

Empreendedorismo Social

Espaço de saúde e cuidados visuais: Pretende valorizar a profissão do técnico de ótica ocular, proporcionar aos alunos do curso uma aplicação das competências adquiridas em contexto real de trabalho, assim como o desenvolver competências de cidadania, destinando-se a pessoas carenciadas.

Upframe: Programa de Pré-Aceleração para ligar aspirantes a empreendedores a mentores, startups, incubadoras e aceleradoras, de forma a otimizar recursos muitas vezes valiosos e que normalmente são desperdiçados
Para Onde?: Uma associação de promoção de voluntariado internacional, que envia voluntários portugueses para programas de voluntariado em todo o
mundo e acolhe voluntários internacionais para programas em comunidades locais.

Prémio Brisa Mobilidade 2017

TruckIT: Uma plataforma que liga transportadoras ou particulares com transportes de mercadorias a potenciais interessados nesses serviços.
TAMAI – Tecnologia Automóvel de Mobilidade Ambiental e Inovação: Veículos elétricos reciclados com base numa filosofia de Economia Circular e que mudam o paradigma da mobilidade, especialmente nos grandes centros urbanos. Veículos reciclados a partir de veículos a combustão, com um modelo de mobilidade mais económica que qualquer outra oferta no mercado e que contribui para o presente e futuro mais sustentável.
WePark: Um serviço personalizado para estacionamento de veículos que funciona através de uma aplicação mobile e que proporciona uma experiência mais cómoda aos seus clientes, disponibilizando motoristas de confiança para estacionar os seus veículos nos grandes centros urbanos.

Prémio K. Tech:

Shuteye: Plataforma que oferece o descanso de curta duração, conectando proprietários de imóveis / hostels e clientes que pretendem descansar (dormir uma sesta, tomar um banho a seguir a um voo, disfrutar de uma massagem ou simplesmente relaxar), através de uma aplicação mobile e web. É a “Uber do descanso”!
Cook4me: Uma plataforma inovadora de encomenda e entrega de comida caseira. Encomenda com apenas um clique e saboreia as refeições acabadas de fazer dos nossos cozinheiros. Já com vendas em Lisboa, estamos agora a preparar para escalar e crescer em Portugal e nas principais cidades europeias.
FoundVet: Criação de uma aplicação mobile que permite aos proprietários dos animais de companhia solicitarem uma consulta veterinária ao domicílio e às clínicas/hospitais veterinários terem ao seu dispor profissionais veterinários disponíveis na sua área de atuação para prestar cuidados médicos.

Saúde:

SELLA, Medical Technologies: Um sistema constituído por um software e um distrator ósseo automático. O Software permite o diagnóstico e planeamento da terapêutica, e o controlo dos distratores automáticos, que permitem individualizar a ação terapêutica tenda em conta a originalidade biológica de cada doente.
Blood Reprogramming Technologies: Skin cells to make blood, be your match: A ideia aborda a falta de células estaminais do sangue (CES) para transplantação em doentes com cancro do sangue. Baseia-se numa tecnologia de reprogramação celular que permite gerar CES humanas funcionais, compatíveis e em número suficiente a partir de células da pele obtidas de cada doente.
Your Pocket Nutritionist: A Your Pocket Nutritionist é uma webapp de recomendações automáticas que pretende ser um nutricionista de bolso, informando e educando o utilizador, desmistificando as áreas da nutrição, alimentação e fitness, de modo a permitir o alcance de um estilo de vida saudável.

Materiais/Indústria:

Graphenest – Advanced Nanotechnology: Desenvolvimento e comercialização de método inovador ultra-low cost para a produção de grafeno e compósitos avançados.
Matter | sustainable and sensory design: Oferece soluções sustentáveis e diferenciadas para o setor da arquitetura e do design de alta gama. Através de uma tecnologia inovadora, a Ana Lima e o Luís Losada reutilizam subprodutos agroindustriais, tais como café e chocolate, como matérias-primas para o desenvolvimento de revestimentos sofisticados e objetos com novas texturas e aromas. Ao mesmo tempo, dão às empresas geradoras destes subprodutos, a oportunidade de escoar os seus resíduos, integrando-os na estratégia de sustentabilidade empresarial, num contexto de implementação da economia circular.
WEStoreOnTEX: Um tecido leve e flexível que armazena energia para alimentar dispositivos eletrónicos e sensores integrados na própria roupa.

Produtos:

UZME Everywhere: Proporcionar às pessoas a possibilidade de desfrutar de refeições quentes onde e quando quiserem, lançando um produto inovador que permita aquecer comida de forma autónoma, sem recurso à eletricidade ou gás.
InfiniteBook: Quadro branco em forma de caderno.Com a mesma experiência de escrita de um quadro, é possível escrever, apagar com um pano simples e voltar a escrever em todas as suas folhas maleáveis e reutilizáveis. Agora o caderno é infinito.
K-NINE Healthy Chews: Os cães necessitam roer para se manterem ocupados, fazer exercício, ocuparem o cérebro e não roerem objetos impróprios. É uma actividade indispensável para o seu equilíbrio físico e mental. A Milk Dynamics criou o biscoito para roer (chew) mais saudável e seguro do mercado.

Serviços:

SMARTFOREST – A wireless ad hoc network for forest monitoring: Monitorização inteligente de incêndios florestais, com auxílio de dados ambientais, em tempo real através de uma rede ad hoc descentralizada de sensores sem fio.
Footwizzi: Plataforma online de venda nacional e internacional de Calçado Português sob curadoria ética animal, ambiental e social. Uma experiência de compra dinâmica, de entrega rápida e satisfação garantida.
Cohomy: Criação e gestão de espaços de coliving, onde pessoas com estilos de vida semelhantes, como empreendedores e nómadas digitais, possam viver juntas por períodos de curta/média duração, com quartos ou estúdios individuais e acesso a espaços partilhados, áreas de coworking, wifi e atividades que permitem o lazer e bem-estar, como surf ou yoga, num ambiente de comunidade.

Outras notícias